Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17990Resumo
Devido ao importante papel de formação docente inicial do Programa Idiomas sem Fronteiras (BRASIL, 2014), com o intuito de fortalecer as licenciaturas do país na área de línguas, este artigo relata experiências de formação desenvolvidas no NucLi-UFPB, com destaque para o desenvolvimento da autonomia (FREIRE, 2014), da prática de reflexão crítica sobre o fazer docente (MAGALHÃES; CELANI, 2005) e das identidades docentes (LEFFA, 2001). A partir de entrevistas com agentes envolvidos no processo de formação docente, resultados gerais apontam para mudanças significativas no pensar e no agir dos mesmos no tocante ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ricas oportunidades para seu desenvolvimento profissional (e pessoal) e para a construção de um repertório teórico-pedagógico essencial para suas (futuras) práticas docentes.
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