Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17990

Resumo

Devido ao importante papel de formação docente inicial do Programa Idiomas sem Fronteiras (BRASIL, 2014), com o intuito de fortalecer as licenciaturas do país na área de línguas, este artigo relata experiências de formação desenvolvidas no NucLi-UFPB, com destaque para o desenvolvimento da autonomia (FREIRE, 2014), da prática de reflexão crítica sobre o fazer docente (MAGALHÃES; CELANI, 2005) e das identidades docentes (LEFFA, 2001). A partir de entrevistas com agentes envolvidos no processo de formação docente, resultados gerais apontam para mudanças significativas no pensar e no agir dos mesmos no tocante ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ricas oportunidades para seu desenvolvimento profissional (e pessoal) e para a construção de um repertório teórico-pedagógico essencial para suas (futuras) práticas docentes.

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Publicado

29-07-2019

Como Citar

BEZERRA, F. A. S.; CRUZ FERNANDES DA COSTA, P. T.; MAGALHÃES ÁVILA PAZ MOREIRA, A. G. Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 18–30, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17990. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17990. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos