Entre Infinitos e labirintos: uma leitura comparatista

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é (re)ler as obras O aleph (1949) e Se um viajante numa de noite de inverno (1999) sob a perspectiva da literatura comparada e, além disso, traçar relações acerca das marcas biográficas dos escritores Jorge Luis Borges e Italo Calvino nas suas respectivas literaturas. Logo, esses ideais quanto ao bios estarão sempre atravessados pelo olhar da crítica biográfica em Janelas indiscretas (2011) de Eneida Maria de Souza. À vista disso, também nos deteremos às noções históricas, metodológicas e teóricas acerca da literatura comparada e da fortuna crítica de ambos os autores. Por fim, a partir das semelhanças e, sobretudo, das diferenças, buscaremos abordar nuances que se diferenciam e se complementam do (hiper)romance de Calvino e dos contos de Borges.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Alves de Medeiros, UFMS

Mestrando em Estudos de Linguagens com o projeto "Silviano Santiago para além das montanhas: uma leitura crítico-biográfica fronteiriça" pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Graduado em Letras Licenciatura Habilitação Português/Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) e presidente da Comissão Organizadora dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (Qualis C). Trabalhou como bolsista PIBIC/UFMS/CNPq, sob orientação do professor Dr. Edgar Cézar Nolasco, com o projeto "Silviano Santiago: mil rosas (auto)biográficas". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Estudos Pós-coloniais e descoloniais.

Edgar Cézar Nolasco, UFMS

É Coordenador do NECC - Núcleo de Estudos Culturais Comparados, Editor-Presidente dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Atualmente está desenvolvendo estágio de Pós-Doutorado no PACC na UFRJ. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Literatura Comparada também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação nível Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Membro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL. É membro do conselho editorial das Revistas - Papéis (UFMS) e RAÍDO - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFGD). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Cultural, Estudos Culturais, Literatura Comparada, Crítica Local, Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Crítica Cultural, Estudos Culturais, Paisagens Culturais, Literatura Comparada, Crítica Local, Clarice Lispector, Literatura Brasileira, Teoria Literária.

Downloads

Publicado

14-10-2019

Como Citar

MEDEIROS, P. H. A. de; NOLASCO, E. C. Entre Infinitos e labirintos: uma leitura comparatista. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 15–30, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18276. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos