Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental

Autores

  • Ruthlana Dutra Nogueira
  • Maria Nazareth de Lima Arrais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID18538

Resumo

O presente artigo tem como tema a leitura e a mediação pedagógica. O objetivo aqui é analisar como ocorre o processo de mediação em uma aula de leitura no 6º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica é a Sociolinguística Interacionista Escolar. Trata-se de uma pesquisa etnográfica e qualitativa e o corpus foi levantado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Educação Fundamental Dr. José Dantas Pinheiro, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe – PB em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontam que as estratégias de mediação utilizadas pelo docente foram produtivas para a construção de sentido do texto, já que os alunos tiveram a oportunidade de verbalizar o seu pensamento e serem leitores ativos no desenvolvimento da leitura. Outro ponto é que o professor realizou intervenções positivas durante o enquadre interativo da aula, utilizando as pistas de contextualização ao desenvolver o processo de andaimagem que auxiliaram os alunos no processo de compreensão da leitura. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Sociolinguística Interacionista Escolar. Leitura. Mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-09-2019

Como Citar

NOGUEIRA, R. D.; DE LIMA ARRAIS, M. N. Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 202–213, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n2ID18538. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18538. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos