Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano

Autores

  • Elisângela Cardoso IFBA
  • Alex Lins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID18717

Resumo

A escola deve ter como objetivo formar cidadãos críticos e respeitadores da diversidade cultural e linguística em que está inserida. Para isso, se faz necessário conhecer os falares e a cultura nos quais está inserido. Através do estudo da lexicografia regional, o aluno poderá desvendar a existência do outro ao seu redor, e ao romper uma visão limitada sobre a língua, possibilitará ao educando o desenvolvimento de seu universo de entendimento, seu horizonte de expectativas. Assim surgiu a proposta de realizar uma oficina pedagógica com turmas do 1º ano de uma escola de Educação Profissional e Tecnológica, na cidade de Uauá- BA, com a finalidade de incentivar o respeito ao falar próprio da região, utilizando como instrumento de motivação a pesquisa de verbetes específicos do município. Baseado nestes aspectos o processo da oficina resultará na construção de um dicionário regional destacando como fundamentação teórica a lexicultura com base nas autoras Maria do Socorro Aragão (2010), Aparecida Negri Isquerdo (2003) e Maria Lúcia Barbosa (2009). A abordagem metodológica utilizada para o desenvolvimento da oficina será a sócio interacionista. Nesse sentido, este trabalho poderá trazer consequências positivas, pois o conhecimento de mundo dos alunos inseridos na pesquisa se ampliará, através da aprendizagem por meio da construção do dicionário e da contribuição no combate ao preconceito linguístico.

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Publicado

14-10-2019

Como Citar

CARDOSO, E.; LINS, A. Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 3–14, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2020v22n1ID18717. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18717. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos