De contos a curtas: a formação de leitores na escola

Autores

  • Lovani Volmer UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Sabrine Heller
  • Ana Carvalho
  • Flavia Ramos

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID18961

Resumo

Este estudo discute a importância da literatura na constituição do sujeito e analisa um projeto de leitura com alunos de Ensino Médio como possibilidade de abordagem do texto literário na escola, a partir de contos de Machado de Assis. Com base especialmente em Candido (1995), Iser (1979), Larrosa (2003) e Petit (2008), o estudo discute fundamentos para um trabalho transformador com a literatura, que seja espaço de cognição,  criação e fruição, no qual os alunos--leitores-produtores possam, ao compreenderem o mundo no papel, compreenderem a si mesmos, aos outros e serem criadores de mundos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-02-2020

Como Citar

VOLMER, L.; HELLER, S.; CARVALHO, A.; RAMOS, F. De contos a curtas: a formação de leitores na escola. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 75–88, 2020. DOI: 10.21680/1517-7874.2020v22n1ID18961. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18961. Acesso em: 5 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos