A cura por meio da benzeção feminina: um estudo de caso com uma rezadeira de Fortaleza

Resumo

Nesse estudo de caso analisamos uma rezadeira de um bairro periférico de Fortaleza, capital do Ceará. Nós a escolhemos como objeto de nossa investigação no pós-doutorado porque ela representa a rezadeira que acreditamos ser do tipo que classificamos como tradicional (diferentemente das curandeiras neoxamânicas que hoje são bem mais numerosas e que atraem maior número de adeptas), mas que está se adaptando aos contornos pós-modernos da Aldeia Global que o planeta tem-se tornado, ao ter, entre seus consulentes, clientes que vivem no exterior, sem com isso descuidar-se dos consulentes que a procuram in situ, na esperança de terem suas demandas atendidas. O levantamento bibliográfico que fizemos para a tessitura desse artigo ancora-se em teóricos importantes da área como Conceição (2008), Rosário (2014) e Theotonio (2011), dentre outros. Concluímos ratificando a importância do estudo mais aproximado de agentes femininos de benzeção, como o são as rezadeiras, registrando suas práxis a fim de que conservemos a memória dessas mulheres tocadas pelo dom da cura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yls Rabelo Câmara, FECLESC / UECE

Yls Rabelo Câmara é Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Doutora e Mestra em Filologia Inglesa pela Universidad de Santiago de Compostela, Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras – Inglês pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Ateneu, Licencianda em Letras Espanhol e Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará e Licenciada em Letras Português – Inglês pela Universidade Estadual do Ceará. Tem como linhas de pesquisa a Sociolinguística, a Literatura Arturiana e as representações psico-literárias femininas em obras literárias, cinematográficas, mitológicas e folclóricas. Atualmente é Professora de Língua Inglesa na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC / UECE. ylscamara@hotmail.com

Publicado
19-10-2020
Como Citar
RABELO CÂMARA, Y. A cura por meio da benzeção feminina: um estudo de caso com uma rezadeira de Fortaleza. Revista do GELNE, v. 22, n. 2, p. 189-201, 19 out. 2020.
Seção
Artigos