A cura por meio da benzeção feminina: um estudo de caso com uma rezadeira de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n2ID19836

Resumo

Nesse estudo de caso analisamos uma rezadeira de um bairro periférico de Fortaleza, capital do Ceará. Nós a escolhemos como objeto de nossa investigação no pós-doutorado porque ela representa a rezadeira que acreditamos ser do tipo que classificamos como tradicional (diferentemente das curandeiras neoxamânicas que hoje são bem mais numerosas e que atraem maior número de adeptas), mas que está se adaptando aos contornos pós-modernos da Aldeia Global que o planeta tem-se tornado, ao ter, entre seus consulentes, clientes que vivem no exterior, sem com isso descuidar-se dos consulentes que a procuram in situ, na esperança de terem suas demandas atendidas. O levantamento bibliográfico que fizemos para a tessitura desse artigo ancora-se em teóricos importantes da área como Conceição (2008), Rosário (2014) e Theotonio (2011), dentre outros. Concluímos ratificando a importância do estudo mais aproximado de agentes femininos de benzeção, como o são as rezadeiras, registrando suas práxis a fim de que conservemos a memória dessas mulheres tocadas pelo dom da cura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yls Rabelo Câmara, FECLESC / UECE

Yls Rabelo Câmara é Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Doutora e Mestra em Filologia Inglesa pela Universidad de Santiago de Compostela, Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras – Inglês pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Ateneu, Licencianda em Letras Espanhol e Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará e Licenciada em Letras Português – Inglês pela Universidade Estadual do Ceará. Tem como linhas de pesquisa a Sociolinguística, a Literatura Arturiana e as representações psico-literárias femininas em obras literárias, cinematográficas, mitológicas e folclóricas. Atualmente é Professora de Língua Inglesa na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC / UECE. ylscamara@hotmail.com

Downloads

Publicado

19-10-2020

Como Citar

RABELO CÂMARA, Y. . A cura por meio da benzeção feminina: um estudo de caso com uma rezadeira de Fortaleza. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 189–201, 2020. DOI: 10.21680/1517-7874.2020v22n2ID19836. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19836. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos