Santos Dumont: um poeta a voejar

Autores

  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Universidade de São Paulo
  • Taisa Pinheiro Silva Universidade de São Paulo
  • Bruno Monteiro Universidade de São Paulo
  • João Flávio de Almeida UFSCar - Doutorando UNAERP - Docente http://orcid.org/0000-0002-2165-8392

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n2ID21811

Resumo

Filiados à análise do discurso, conforme proposto por Michel Pêcheux, pretendemos verificar as discursividades que se encontram e confrontam na exposição “Poeta dos ares, Santos Dumont”, realizada pelo Museu do Amanhã na cidade do Rio de Janeiro. Tal evento foi mobilizador de sentidos que historicamente já foram inscritos e falados em outro lugar antes e que materializaram efeitos poéticos da obra e vida do célebre inventor brasileiro, Santos Dumont. Pretendemos identificar os efeitos discursivos colocados em circulação por suas invenções – poesia, que se fez (com) corpo – e entender quais deslocamentos e desarranjos a exposição promoveu ao empreender voos até então inimagináveis para a humanidade; e, precisamente no inimaginável que nos concentramos para tratar da figura excêntrica, persistente e idealista de nosso inventor. Quais os efeitos discursivos de suas decolagens? De que maneira sua trajetória transgrediu o comum e inscreveu, com insígnia de poeta, seu nome pelos ares?

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Biografia do Autor

João Flávio de Almeida, UFSCar - Doutorando UNAERP - Docente

PPGCTS (UFScar): Mestrado e doutorado em andamento.

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Publicado

10-06-2021

Como Citar

SOUSA, L. M. A. e; SILVA, T. P.; MONTEIRO, B.; ALMEIDA, J. F. de. Santos Dumont: um poeta a voejar. Revista do GELNE, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 17–28, 2021. DOI: 10.21680/1517-7874.2021v23n2ID21811. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/21811. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos