O caráter linguístico regional-popular da poesia de Ascenso Ferreira
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n2ID22060Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo léxico-semântico de poemas da literatura pernambucana. Para tanto, o corpus foi construído a partir de poemas do escritor Ascenso Ferreira, pelo fato de o autor pertencer a uma geração de escritores preocupados com a linguagem, a literatura e os problemas da sociedade em transição, em cuja produção foi selecionado um conjunto de lexias simples, complexas e frasais com características regionais que serviram de aproximação com a realidade do leitor. Para entender um pouco sobre a maneira como essas características regionalistas se registraram nos poemas de Ascenso, optou-se por analisá-los sob os pontos de vista lexical e morfossintático. Percebeu-se, com a análise, que os exemplos de lexias simples, expressões idiomáticas e construções de tradição oral são comuns na linguagem espontânea falada em Pernambuco, mas que também podem ser encontradas em outros estados do Nordeste, o que só ratifica a importância de estudos dessa natureza, cujo propósito mais amplo é compreender os traços da cultura regional manifestada nos versos de obras literárias, o que permite verificar a ‘cor local’ do falante e a heterogeneidade da língua que ele fala.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.