Expressões cristalizadas no livro didático de língua portuguesa

Autores

  • Larissa Picoli Centro Universitário Castelo Branco (UniCB)

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID27279

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre as Expressões Cristalizadas, como Eva tem horas e Eva ficou pra semente, e a maneira como os livros didáticos de Língua Portuguesa do primeiro ano do ensino médio tratam desse assunto. O estudo das expressões cristalizadas na sala de aula é relevante tendo em vista que empregamos expressões a todo o momento, seja na língua falada ou na escrita, por meio de variados gêneros textuais, formais ou informais. Um falante nativo, normalmente, consegue perceber o sentido dessas expressões, todavia, alguém que está aprendendo a Língua Portuguesa pode ter dificuldade para interpretar essas expressões e imaginar situações improváveis, pois buscaria o sentido literal, composicional da expressão. Por meio do estudo das expressões cristalizadas, os estudantes podem refletir sobre a língua em uso, já que essas construções permitem uma análise lexical, semântica e sintática dos elementos da frase. Com isso, esse trabalho se baseia no modelo teórico-metodológico do Léxico-Gramática, proposto por Maurice Gross (1975), para nos fundamentarmos quanto às propriedades das expressões cristalizadas.

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Publicado

29-06-2022

Como Citar

PICOLI, L. Expressões cristalizadas no livro didático de língua portuguesa. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 164–176, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n1ID27279. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/27279. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos