Expressões cristalizadas no livro didático de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID27279Resumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre as Expressões Cristalizadas, como Eva tem horas e Eva ficou pra semente, e a maneira como os livros didáticos de Língua Portuguesa do primeiro ano do ensino médio tratam desse assunto. O estudo das expressões cristalizadas na sala de aula é relevante tendo em vista que empregamos expressões a todo o momento, seja na língua falada ou na escrita, por meio de variados gêneros textuais, formais ou informais. Um falante nativo, normalmente, consegue perceber o sentido dessas expressões, todavia, alguém que está aprendendo a Língua Portuguesa pode ter dificuldade para interpretar essas expressões e imaginar situações improváveis, pois buscaria o sentido literal, composicional da expressão. Por meio do estudo das expressões cristalizadas, os estudantes podem refletir sobre a língua em uso, já que essas construções permitem uma análise lexical, semântica e sintática dos elementos da frase. Com isso, esse trabalho se baseia no modelo teórico-metodológico do Léxico-Gramática, proposto por Maurice Gross (1975), para nos fundamentarmos quanto às propriedades das expressões cristalizadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista do GELNE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.