Edição digital com propósitos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID28328Resumo
O presente artigo objetiva discutir a respeito da elaboração de plataformas digitais de acervos literários voltadas para propósitos pedagógicos. Para isso, tomou-se por parâmetro os critérios estabelecidos por Shillingsburg (1993; 1996) e Sahle (2016). Além disso, à guisa de ilustração, apresenta-se o protótipo de uma plataforma digital (em desenvolvimento) para leitura de textos literários em salas de aula de Língua Portuguesa, elaborada no âmbito do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade **** (****). Como corpus da pesquisa, utilizou-se os textos literários do escritor baiano Eulálio Motta, escritos na década de 1930, a saber, os causos sertanejos presentes em seu caderno de manuscritos, intitulado pelo próprio autor como Bahia Humorística e editado por Barreiros (2012; 2016). O protótipo da plataforma digital apresentada neste artigo tem como objetivo problematizar a leitura do texto literário em aulas de Língua Portuguesa, com vistas ao desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas e elaboração de recursos didáticos impressos e digitais voltados para professores e alunos da Educação Básica. Ademais, busca-se mobilizar conhecimentos filológicos, especialmente, da crítica textual, e literários, além de abordar questões linguísticas, voltadas para a variação do português popular, e identitárias. Como resultados esperados, tenciona-se contribuir para práticas de multiletramentos, formação leitora e para o desenvolvimento de competências filológicas de professores e alunos da Educação Básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.