Edição digital com propósitos pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID28328

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a respeito da elaboração de plataformas digitais de acervos literários voltadas para propósitos pedagógicos. Para isso, tomou-se por parâmetro os critérios estabelecidos por Shillingsburg (1993; 1996) e Sahle (2016). Além disso, à guisa de ilustração, apresenta-se o protótipo de uma plataforma digital (em desenvolvimento) para leitura de textos literários em salas de aula de Língua Portuguesa, elaborada no âmbito do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade **** (****). Como corpus da pesquisa, utilizou-se os textos literários do escritor baiano Eulálio Motta, escritos na década de 1930, a saber, os causos sertanejos presentes em seu caderno de manuscritos, intitulado pelo próprio autor como Bahia Humorística e editado por Barreiros (2012; 2016). O protótipo da plataforma digital apresentada neste artigo tem como objetivo problematizar a leitura do texto literário em aulas de Língua Portuguesa, com vistas ao desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas e elaboração de recursos didáticos impressos e digitais voltados para professores e alunos da Educação Básica. Ademais, busca-se mobilizar conhecimentos filológicos, especialmente, da crítica textual, e literários, além de abordar questões linguísticas, voltadas para a variação do português popular, e identitárias. Como resultados esperados, tenciona-se contribuir para práticas de multiletramentos, formação leitora e para o desenvolvimento de competências filológicas de professores e alunos da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrício Nunes Barreiros, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana onde atua nos Cursos de Graduação em Letras e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Literários, em Estudos Linguísticos e no Profletras. Licenciado em Letras (Português-Espanhol) e Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, Doutor em Letras e Linguística pela UFBA, realizou Estágio de Pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Foi responsável pela organização do acervo do escritor Eulálio de Miranda Motta e coordenou o projeto de edição de suas obras inéditas. Atualmente, coordena o projeto que tem o objetivo de realizar a hiperedição das obras de Eulálio Motta e é responsável pela gestão do acervo do escritor. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Textual (edições impressas e digitais), Estudos Literários (Eulálio Motta, Literatura Baiana, Acervos de Escritores e Ensino de Literatura) e Estudos do Léxico (Marcadores Culturais na tradução de obras literárias). As pesquisas que realiza estão relacionadas às Humanidades Digitais, em projetos que visam o desenvolvimento de edições digitais, recursos didáticos digitais para ensino de língua e literatura, e elaboração de dicionário online multilíngue de marcadores culturais. 

Downloads

Publicado

05-05-2022

Como Citar

ALMEIDA, E. M. N. de; BARREIROS, P. N. . Edição digital com propósitos pedagógicos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 73–86, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n1ID28328. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/28328. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos