Cinema e língua inglesa no ensino médio: um olhar à teoria
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28475Resumo
Este estudo objetiva identificar em documentos oficiais e em discussões de autores menções sobre o uso de cinema nas aulas de língua inglesa no ensino médio, sendo o cinema entendido como qualquer produção cinematográfica. A metodologia utilizada abrange uma pesquisa bibliográfica. O material de análise são trechos selecionados da Base Nacional Comum Curricular, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de produções de autores que discutem o tema – como Duarte, Napolitano e Rajagopalan. As análises indicaram que os documentos oficiais consideram o cinema como recurso moderno e inovador e que contribui para um ensino mais crítico e tecnológico. Entretanto, há indícios do entendimento de que o cinema é um recurso fácil e simples se comparado com outros, como a literatura. Já os autores consultados enfatizam o cinema como ótima ferramenta no ensino crítico, no trabalho interdisciplinar e na cativação do estudante, e como um material autêntico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.