Funcionalismo linguístico e ensino de português: convergências, possibilidades e prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID29367

Resumo

Na esteira de pesquisas que tratam das contribuições da Linguística ao ensino de línguas, analisamos, neste artigo, a convergência entre os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional e o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Objetivamos explicitar a existência de três fases, no contexto brasileiro, de investigações funcionalistas de vertente norte-americana na interface com o ensino de português. Para tanto, baseamo-nos em postulados teórico-metodológicos da Linguística Funcional norte-americana e nas orientações curriculares nacionais para o ensino de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritivo-explicativa, com abordagem qualitativo-interpretativista. Concluímos que, embora o quadro teórico do funcionalismo norte-americano não esteja essencialmente voltado ao ensino de línguas, há um movimento de pesquisadores funcionalistas brasileiros nessa direção a partir de três fases distintas: i) a do estabelecimento de um diálogo teórico entre as premissas, os objetivos e os procedimentos de análise da LF e as diretrizes educacionais que embasam o ensino língua portuguesa no Brasil; ii) o da aproximação por meio de sugestões de encaminhamentos metodológicos voltados ao ensino de língua portuguesa, mas sem intervenção no ambiente escolar; iii) a da elaboração e da aplicação de propostas intervencionistas em salas de aula da Educação Básica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do grupo Discurso & Gramática (D&G)/UFRN.

 

Fernando Cordeiro, UFERSA

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G)/UFRN.

Nedja Lima de Lucena, UFRN

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta de Língua Portuguesa, na graduação (UFRN), e professora e pesquisadora, na área de Linguística, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL-UFRN). É vice-líder do grupo Discurso & Gramática (D&G)/UFRN.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

BISPO, E. B.; CORDEIRO, F. da S.; LUCENA, N. L. de. Funcionalismo linguístico e ensino de português: convergências, possibilidades e prática docente. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 192–207, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n1ID29367. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29367. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos