Funcionalismo linguístico e ensino de português: convergências, possibilidades e prática docente
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID29367Resumo
Na esteira de pesquisas que tratam das contribuições da Linguística ao ensino de línguas, analisamos, neste artigo, a convergência entre os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional e o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Objetivamos explicitar a existência de três fases, no contexto brasileiro, de investigações funcionalistas de vertente norte-americana na interface com o ensino de português. Para tanto, baseamo-nos em postulados teórico-metodológicos da Linguística Funcional norte-americana e nas orientações curriculares nacionais para o ensino de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritivo-explicativa, com abordagem qualitativo-interpretativista. Concluímos que, embora o quadro teórico do funcionalismo norte-americano não esteja essencialmente voltado ao ensino de línguas, há um movimento de pesquisadores funcionalistas brasileiros nessa direção a partir de três fases distintas: i) a do estabelecimento de um diálogo teórico entre as premissas, os objetivos e os procedimentos de análise da LF e as diretrizes educacionais que embasam o ensino língua portuguesa no Brasil; ii) o da aproximação por meio de sugestões de encaminhamentos metodológicos voltados ao ensino de língua portuguesa, mas sem intervenção no ambiente escolar; iii) a da elaboração e da aplicação de propostas intervencionistas em salas de aula da Educação Básica
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.