Translanguaging in Brazilian bilingual education: analyzing attitudes and perceptions of translanguaging practices in fifth-grade students and their teachers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29882

Resumo

Grounded in the translanguaging theory, which as a decolonial theory and pedagogy frames languages as a unified semiotic repertoire, this study explores participants’ attitudes and perceptions toward their translanguaging practices. The investigation examines the answers to Questionnaires for Linguistic Characterization and Use completed by fourteen students and three of their teachers at a bilingual school in Southern Brazil. The teachers also answered a written interview. Results showed a solid stance for language separation in formal contexts, contrasting with a positive attitude toward multilingual behavior. Despite students and teachers prioritize the use of the target language, translanguaging practices are clearly manifested in class. Considering these results, translanguaging pedagogy seems to be valid for minority language development contexts, in which educators are committed to promoting the translanguaging corriente to promote biliteracy by valuing bilinguals’ repertoire to create fluid and dynamic spaces allowing learners to critically convey their thinking.

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Biografia do Autor

Maryvone Morais, PUCRS

MARYVONE CUNHA DE MORAIS é mestre em Letras/Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020-2022). Concluiu o curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Bilíngue no Instituto Ivoti (2019). Possui Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2013). Ela é professora desde 2001, com experiência em educação bilíngue. Atualmente, ela trabalha com o ensino de inglês e educação linguística na rede privada. Suas principais áreas de interesse são ensino de línguas, educação bilíngue e translinguagem.

Lilian Cristine Hübner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

LILIAN CRISTINE HÜBNER é professora adjunta da Escola de Humanidades dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras (Linguística) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e coordena o Grupo de Estudos em Neurolinguística e Psicolinguística (GENP) (CNPq/PUCRS). Possui mestrado em Aquisição de Linguagem pela UFRGS e doutorado em Letras - Inglês e Linguística pela UFSC. É membro fundadora da RCpE (Rede da Ciência para a Educação). As suas principais áreas de investigação são a linguagem e a cognição no bi/multilinguismo, no envelhecimento saudável e com alterações cognitivas (incluindo doença de Alzheimer e Comprometimento Cognitivo Leve), bem como em lesões cerebrovasculares, utilizando métodos de neuroimagem estrutural e funcional. Suas principais abordagens de pesquisa incluem a leitura e o processamento semântico e discursivo. Desenvolve instrumentos e baterias para avaliação de linguagem e outros construtos cognitivos em grupos saudáveis ​​e clínicos de várias idades.

Anamaria Welp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Anamaria Welp possui mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando na graduação em Letras-Inglês .É professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa em Linguística Aplicada. Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Málaga, pela Fundación Carolina, e na City University of New York, pela Comissão Fullbright. Seus principais interesses de pesquisa são nas áreas de formação de professores, letramento, produção de material didático para o ensino de línguas adicionais, políticas linguísticas, internacionalização e educação bilíngue. Foi professora orientadora do subprojeto Letras Inglês-Português do Programa de Residência Pedagógica na UFRGS, de 2020 a 2022. É editora-chefe da Revista Bem Legal.

Publicado

05-04-2023

Como Citar

MORAIS, M.; CRISTINE HÜBNER, L.; WELP, A. Translanguaging in Brazilian bilingual education: analyzing attitudes and perceptions of translanguaging practices in fifth-grade students and their teachers. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e29882, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29882. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29882. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos