Estudo sobre epêntese em Espanhol na produção de estudantes brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID29887Resumo
O presente trabalho estudou a produção de encontros consonantais em espanhol de estudantes brasileiros, a fim de examinar se haveria realização de epêntese vocálica, fenômeno de inserção de uma vogal entre consoantes de sílabas diferentes. Foram consideradas palavras cognatas e não-cognatas do português e do espanhol para ver se havia diferenças entre essas palavras e também se verificou se havia influência dos padrões silábicos da língua materna durante a produção em língua estrangeira. Participaram desse estudo graduandos de Letras – Português/Espanhol da Universidade Federal do Rio Grande do primeiro e do quinto semestres. Os dados de produção desses estudantes foram submetidos à análise estatística através do programa GoldVarbX (2005), que identificou quais contextos linguísticos e extralinguísticos eram mais favorecedores da realização do fenômeno de epêntese. Acreditava-se que a taxa de realização de epêntese entre os estudantes do primeiro semestre seria maior do que a taxa de realização do fenômeno entre os graduandos do quinto semestre, em virtude do pouco contato com a língua-alvo por parte dos estudantes de nível inicial. Contrariando o que se esperava, no entanto, os resultados mostraram uma baixa porcentagem de realização de epêntese, de modo que os estudantes conservaram os padrões silábicos da língua estrangeira durante sua produção, mantendo os encontros consonantais e evitando a inserção do segmento vocálico, independentemente do semestre em que estavam matriculados.
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