A modalidade apreciativa nos discursos do Papa Francisco em língua espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31278

Resumo

Este trabalho objetiva descrever a analisar a modalidade apreciativa nos discursos do Papa Francisco proferidos em língua espanhola no ano de 2021. Propõe-se verificar como esse subtipo de modalidade pode ser empregado como ferramenta discursiva e argumentativa. Apoia-se, teoricamente, nos estudos relativos à modalização discursiva, com base em Nascimento e Silva (2012), Adelino e Nascimento (2019) e Deus e Nascimento (2020); e nos estudos de modalidade apreciativa em Neves (2012), Adelino e Nascimento (2017), Mendes e Sousa (2018) e Becker (2020). Pode-se constatar que a modalidade apreciativa pode ser instaurada por meio de auxiliares modais, advérbios, construções modalizadoras e adjetivos em função predicativa, podendo ter escopo de atuação sobre predicados, quando se deseja manifestar polidez e cortesia, e predicações e proposições, quando se pretende expressar algum tipo de juízo de valor de ordem afetiva e emotiva. Em relação aos efeitos de sentido, a modalidade apreciativa pode estar relacionada à patematização eufórica (alegria, contentamento, felicidade, etc.) e à patematização disfórica (tristeza, desalento, infelicidade, etc.), independentemente da temática do discurso, podendo esta ser religiosa (fé e moral católica) ou não-religiosa (economia, política, sociedade, meio ambiente, etc.).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduado em Letras Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Retórica e Argumentação pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC) e bolsista CAPES, atuando em pesquisas na linha de Descrição e Análise Linguística, especificamente em estudos voltados para a descrição e análise da língua espanhola desde uma perspectiva funcionalista. Integrante do Grupo de Estudos em Funcionalismo da Universidade Federal do Ceará (GEF/UFC). Atualmente, é Professor Assistente de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As últimas pesquisas têm-se focado em estudos sobre a categoria Modalidade na Gramática Discursivo-Funcional (GDF), Modalização Retórico-Argumentativa, Modalização Discursiva e Ensino de Língua Espanhola desde um viés Funcionalista.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

OLIVEIRA, A. S. A modalidade apreciativa nos discursos do Papa Francisco em língua espanhola. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31278, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31278. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31278. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos