A modalidade apreciativa nos discursos do Papa Francisco em língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31278Resumen
Este trabalho objetiva descrever a analisar a modalidade apreciativa nos discursos do Papa Francisco proferidos em língua espanhola no ano de 2021. Propõe-se verificar como esse subtipo de modalidade pode ser empregado como ferramenta discursiva e argumentativa. Apoia-se, teoricamente, nos estudos relativos à modalização discursiva, com base em Nascimento e Silva (2012), Adelino e Nascimento (2019) e Deus e Nascimento (2020); e nos estudos de modalidade apreciativa em Neves (2012), Adelino e Nascimento (2017), Mendes e Sousa (2018) e Becker (2020). Pode-se constatar que a modalidade apreciativa pode ser instaurada por meio de auxiliares modais, advérbios, construções modalizadoras e adjetivos em função predicativa, podendo ter escopo de atuação sobre predicados, quando se deseja manifestar polidez e cortesia, e predicações e proposições, quando se pretende expressar algum tipo de juízo de valor de ordem afetiva e emotiva. Em relação aos efeitos de sentido, a modalidade apreciativa pode estar relacionada à patematização eufórica (alegria, contentamento, felicidade, etc.) e à patematização disfórica (tristeza, desalento, infelicidade, etc.), independentemente da temática do discurso, podendo esta ser religiosa (fé e moral católica) ou não-religiosa (economia, política, sociedade, meio ambiente, etc.).
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