A ironia da desumanização: a subjetividade suprimida pela objetividade em Kafka

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31556

Resumo

Esta produção analisa os recursos estéticos utilizados por Franz Kafka, em A metamorfose, para abordar a temática da desumanização do sujeito moderno. Para isso, iniciamos o estudo partindo dos pressupostos filosóficos voltados para a constatação da objetificação do sujeito na vida moderna. Em seguida, identificamos o papel da arte desumanizada e os artifícios literários utilizados para criar o efeito de desumanização, uma vez que se torna mais interessante, para a literatura, personificar o homem, não como herói cheio de humanidade, mas como vítima de seu próprio tempo. Por fim, analisamos como a consequência da subjetividade suprimida pela objetividade é explicitada em A metamorfose, o que nos permite constatar que Kafka reconhece a desumanização do sujeito moderno por meio da estética da ironia, concretizando o que chamamos de “ironia da desumanização”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Santos do Nascimento, UEMA

Graduanda em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2018 -). Pesquisadora do grupo de estudos de Literatura e Filosofia (UEMA). 

José Henrique de Paula Borralho, UEMA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é membro da associação de pesquisa jacarandá da Universidade de Genova, professor permanente do mestrado em letras da Universidade Estadual do Maranhão, professor adjunto iv da Universidade Estadual do Maranhão e coordenador programa pós-graduação em letras da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e historia/, literatura maranhense, literatura, literatura, filosofia, teoria e literatura, contemporaneidade, generos. Bolsista Produtividade UEMA

Downloads

Publicado

01-11-2023

Como Citar

SANTOS DO NASCIMENTO, R. de C.; DE PAULA BORRALHO, J. H. A ironia da desumanização: a subjetividade suprimida pela objetividade em Kafka. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31556, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31556. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31556. Acesso em: 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor