O espírito modernista da padaria espiritual e do movimento antropofágico: sob o signo do carnaval

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31971

Resumo

É interesse deste artigo examinar a carnavalização como elemento animador do espírito literário modernista da Padaria Espiritual, encabeçado por Antônio Sales na capital cearense no final do século XIX, e do Movimento Antropofágico, surgido, sob a influência da Semana de Arte Moderna, a partir das ideias de Oswald de Andrade no final dos anos vinte do século XX. Para isso, tomamos o pensamento bakhtiniano (BAKHTIN, 2010; 2015) a fim de discutirmos os elementos que constituem a literatura carnavalizada e, com base nessa matriz teórica, analisarmos, em especial, a cosmovisão carnavalesca no Programa de Instalação da Padaria Espiritual e no Movimento modernista da Antropofagia. Da análise, constatamos que ambas manifestações literárias têm em comum o elemento subversivo e crítico que se faz presente, carnavalizadamente, através do riso e da ironia na forma de um espírito jocoso e na defesa das identidades locais, procurando desmantelar certas ideias hegemônicas do seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Costa Gonçalves, UECE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é adjunto IX da Universidade Estadual do Ceará, coordenador do curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Ceará e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, e desenvolve pesquisas centradas nos estudos bakhtinianos do discurso.

Marcos Roberto dos Santos Amaral, SEDUC-CE

Doutor em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA-UECE (2021). Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009) e mestrado pelo mesmo programa (2017). Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE) e do Grupo de Estudos Deleuze & Guattari (GEDEG). Professor da rede estadual de ensino do Ceará - SEDUC-CE. 

José Alberto Ponciano Filho, UECE

Graduado em Letras Inglês/ hab. Português pela Universidade Grande Fortaleza (UNIGRANDE-2015). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa (ESPELP/UECE -2018). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE). Atualmente é doutorando pelo referido programa de Linguística Aplicada em que desenvolve pesquisa em Translinguística pelo Círculo Bakhtiniano e, de maneira mais específica, no conceito de Carnavalização proposto por Bakhtin (1981) nas práticas discursivas literárias da agremiação literária cearense A Padaria Espiritual (1892- 1898). É aluno bolsista pela Capes-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Além disso, é autor do livro O discurso literário em livro didático de língua portuguesa: análise de atividades de leitura (2020). Organizou o livro A Literatura cearense em diálogo: múltiplos olhares sobre a obra de José Alcides Pinto (2021) e a obra Análise Dialógica do Discurso em múltiplas esferas da criação humana (2021). Tem Experiência na área de Linguística Aplicada, Literatura e Arte. Atua principalmente com os seguintes temas: Discurso literário; Análise de material didático (leitura); Gênero do discurso em perspectiva bakhtiniana; Literatura Cearense (mais especificamente com a produção literária do escritor cearense José Alcides Pinto); Estudos Culturais; Teoria do Romance em perspectiva bakhtiniana; Memória Crítica e o Riso (como prática social e política) Ademais, é membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará-GEBACE.

Downloads

Publicado

14-08-2023

Como Citar

COSTA GONÇALVES, J. B. .; AMARAL, M. R. dos S.; PONCIANO FILHO, J. A. . O espírito modernista da padaria espiritual e do movimento antropofágico: sob o signo do carnaval. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31971, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31971. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31971. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor