Retórica política bolsonarista e o uso de humor ofensivo como estratégia de defesa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31995Resumo
Este trabalho analisa de que forma o discurso bolsonarista adota (de forma intencional ou como um mecanismo de defesa posterior) recursos humorísticos para aumentar sua capacidade de viralização ou para minimizar seus efeitos adversos, quando contestado com resistência. A partir de levantamento sobre a repercussão de falas de lideranças políticas próximas ao governo Bolsonaro em dois jornais brasileiros (Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo), é possível identificar quais são os insultos e outros conteúdos incômodos que embasam essa retórica ofensiva – atacando minorias, adversários, instituições e o próprio funcionamento do Estado Democrático de Direito – e defensiva – negando a interpretação literal de seu potencial problemático como simples humor –, em uma tática ambígua que atrai a atenção coletiva e permite recuos para evitar resistências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.