O discurso sobre masculinidade tóxica em uma campanha publicitária governamental

Autores

  • Fábio Araújo Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Nádia de Jesus Santos UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID26319

Resumo

Neste artigo, o objetivo é analisar o discurso sobre a masculinidade tóxica em três peças publicitárias da   campanha “Nova Masculinidade”, realizada pelo Governo do Estado da Bahia em 2019, como ação de prevenção à violência contra mulheres. Para isso, utiliza-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, enfocando a constituição, formulação e circulação dos sentidos sobre esse tipo de masculinidade. Com a análise, é possível perceber que a memória dos estudos de gênero, dos estudos das masculinidades e dos movimentos sociais que lutam contra a violência de gênero sustentam os enunciados da campanha em questão. Além disso, os sentidos constituídos e formulados circulam em espaços com grande movimentação de uma diversidade de pessoas, o que poderia favorecer na ressignificação do objeto discursivo "masculinidade'', proposta pela campanha. Entretanto, “Nova Masculinidade” é da ordem do acontecimento, não entrando para a regularidade da memória.

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Biografia do Autor

Nádia de Jesus Santos, UNICAMP

Doutoranda em Linguística pela UNICAMP. Mestre em Estudo de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Possui especialização em Gestão Escolar, pela Faculdade Barão de Mauá e em Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em Letras Vernáculas, pela Universidade do Estado da Bahia, Campus V. Possui experiência de ensino nas áreas do Fundamental I e II , assim como na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Atuou como professora em escolas da rede municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus e também na rede particular de ensino. Atualmente é professora efetiva na prefeitura Municipal de Santa Teresinha, Bahia, e professora visitante na Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

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Publicado

28-06-2022

Como Citar

ARAÚJO OLIVEIRA, F.; DE JESUS SANTOS, N. O discurso sobre masculinidade tóxica em uma campanha publicitária governamental. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 136–147, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n1ID26319. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/26319. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos