O discurso sobre masculinidade tóxica em uma campanha publicitária governamental

Autores

  • Fábio Araújo Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Nádia de Jesus Santos UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID26319

Resumo

Neste artigo, o objetivo é analisar o discurso sobre a masculinidade tóxica em três peças publicitárias da   campanha “Nova Masculinidade”, realizada pelo Governo do Estado da Bahia em 2019, como ação de prevenção à violência contra mulheres. Para isso, utiliza-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, enfocando a constituição, formulação e circulação dos sentidos sobre esse tipo de masculinidade. Com a análise, é possível perceber que a memória dos estudos de gênero, dos estudos das masculinidades e dos movimentos sociais que lutam contra a violência de gênero sustentam os enunciados da campanha em questão. Além disso, os sentidos constituídos e formulados circulam em espaços com grande movimentação de uma diversidade de pessoas, o que poderia favorecer na ressignificação do objeto discursivo "masculinidade'', proposta pela campanha. Entretanto, “Nova Masculinidade” é da ordem do acontecimento, não entrando para a regularidade da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia de Jesus Santos, UNICAMP

Doutoranda em Linguística pela UNICAMP. Mestre em Estudo de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Possui especialização em Gestão Escolar, pela Faculdade Barão de Mauá e em Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em Letras Vernáculas, pela Universidade do Estado da Bahia, Campus V. Possui experiência de ensino nas áreas do Fundamental I e II , assim como na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Atuou como professora em escolas da rede municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus e também na rede particular de ensino. Atualmente é professora efetiva na prefeitura Municipal de Santa Teresinha, Bahia, e professora visitante na Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

28-06-2022

Como Citar

ARAÚJO OLIVEIRA, F.; DE JESUS SANTOS, N. O discurso sobre masculinidade tóxica em uma campanha publicitária governamental. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 136–147, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n1ID26319. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/26319. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos