Engana-me se for capaz... A produção de contos populares de humor com base na argumentação literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID32021

Resumo

Este artigo tem um duplo objetivo: reunir uma alternativa aplicável no ensino fundamental (anos finais) para estudar os elementos da retórica literária do risível na produção do gênero contos tradicionais e proporcionar o exercício da autoria por estudantes orientados a construir relações temporais e espaciais (cronotopo folclórico) próprios à realidade brasileira. Por se tratar de um trabalho descritivo, após reunir as bases teóricas selecionadas para esse tipo de prática pedagógica acontecer na escola, são apresentados o contexto de realização do trabalho e a proposta desenvolvida, principais estratégias utilizadas e analisados os quatro contos produzidos (em grupo) por uma turma de 9º ano em 2022. Os resultados confirmam que os estudantes se constituíram como sujeitos da escrita e conseguiram se apropriar da literatura cômica e produzir contos populares nos quais o riso é provocado por personagens que estão associadas a um conflito, a uma intriga, a uma luta... que provocam impressões repentinas e inesperadas. Como o homem do folclore vive um espaçotempo em que estão inteiros para viver as peripécias narradas. Nesse processo discursivo, estratégias linguístico-literárias e retóricas são combinadas para que o leitor seja engajado na trama. Além de possibilitar ocupar o lugar de autoria, ao adaptar o texto para o formato hiperconto, os estudantes articularam diferentes semioses a fim de apresentar à comunidade escolar um produto diferenciado. A experiência reforçou que a produção literária e os momentos de interação possibilitam aos estudantes desenvolver além do aprimoramento da escrita, um posicionamento crítico, reflexivo e atuante que supera o contexto escolar.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Professora efetiva do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), orienta pesquisas na linha de Linguagem, usos e tecnologias no PPGL/UFS, na linha B de Linguística Aplicada no PPGL/UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus) e na linha de Práticas textuais e discursivas no PPGEL/UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). É líder do grupo de pesquisa GPARA (Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas) e colíder do grupo Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD). Tem concentrado as pesquisas em torno das teorias do discurso e da argumentação, do ensino da argumentação em diferentes níveis de ensino, no ensino de leitura e literatura e da produção textual, observando tanto as práticas de ensino-aprendizagem quanto a formação de professores.

Fábia Santos Melo, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Profletras, campus São Cristóvão, UFS.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

AZEVEDO, I. C. M. de; MELO, F. S. . Engana-me se for capaz... A produção de contos populares de humor com base na argumentação literária. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e32021, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID32021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32021. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor