Engana-me se for capaz... A produção de contos populares de humor com base na argumentação literária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID32021

Resumen

Este artigo tem um duplo objetivo: reunir uma alternativa aplicável no ensino fundamental (anos finais) para estudar os elementos da retórica literária do risível na produção do gênero contos tradicionais e proporcionar o exercício da autoria por estudantes orientados a construir relações temporais e espaciais (cronotopo folclórico) próprios à realidade brasileira. Por se tratar de um trabalho descritivo, após reunir as bases teóricas selecionadas para esse tipo de prática pedagógica acontecer na escola, são apresentados o contexto de realização do trabalho e a proposta desenvolvida, principais estratégias utilizadas e analisados os quatro contos produzidos (em grupo) por uma turma de 9º ano em 2022. Os resultados confirmam que os estudantes se constituíram como sujeitos da escrita e conseguiram se apropriar da literatura cômica e produzir contos populares nos quais o riso é provocado por personagens que estão associadas a um conflito, a uma intriga, a uma luta... que provocam impressões repentinas e inesperadas. Como o homem do folclore vive um espaçotempo em que estão inteiros para viver as peripécias narradas. Nesse processo discursivo, estratégias linguístico-literárias e retóricas são combinadas para que o leitor seja engajado na trama. Além de possibilitar ocupar o lugar de autoria, ao adaptar o texto para o formato hiperconto, os estudantes articularam diferentes semioses a fim de apresentar à comunidade escolar um produto diferenciado. A experiência reforçou que a produção literária e os momentos de interação possibilitam aos estudantes desenvolver além do aprimoramento da escrita, um posicionamento crítico, reflexivo e atuante que supera o contexto escolar.

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Biografía del autor/a

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Professora efetiva do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), orienta pesquisas na linha de Linguagem, usos e tecnologias no PPGL/UFS, na linha B de Linguística Aplicada no PPGL/UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus) e na linha de Práticas textuais e discursivas no PPGEL/UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). É líder do grupo de pesquisa GPARA (Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas) e colíder do grupo Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD). Tem concentrado as pesquisas em torno das teorias do discurso e da argumentação, do ensino da argumentação em diferentes níveis de ensino, no ensino de leitura e literatura e da produção textual, observando tanto as práticas de ensino-aprendizagem quanto a formação de professores.

Fábia Santos Melo, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Profletras, campus São Cristóvão, UFS.

Publicado

19-12-2023

Cómo citar

AZEVEDO, I. C. M. de; MELO, F. S. . Engana-me se for capaz... A produção de contos populares de humor com base na argumentação literária. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e32021, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID32021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32021. Acesso em: 27 jun. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor