"Vai pensando aí...": a função modal da PM "aí" na escrita colaborativa de escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n2ID32722

Resumo

Nesse artigo, analisamos as funções de “” como partícula modal (PM), exercendo o papel de estratégia de preservação da face, nos atos de fala, em enunciados imperativos. As PM são lexemas responsáveis por acentuar a atitude do falante junto ao enunciado. Avaliaremos um corpus que contou com 2.656 turnos de fala, em textos dialogais espontâneos de uma díade recém-alfabetizada, enquanto combina e escreve a produção de contos, dentro da metodologia da Escrita Colaborativa. Buscaremos nesse trabalho, contabilizar e descrever de forma pragmática os usos da PM “”, na conversa das escolares e analisar a função dessa partícula no enunciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Islan Lisboa da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras, licenciatura em língua portuguesa e língua espanhola, pela Fundação Educacional Jayme de Altavilla – FEJAL (CESMAC). Mestre em linguística, pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Atualmente é pesquisador de doutorado no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL – UFAL). Faz parte do grupo de pesquisa Escritura, Texto e Criação (ET&C).

Sônia Cristina Simões Felipeto, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Faz parte do grupo de pesquisa ET&C - Escritura, Texto e Criação (CNPq) filiado ao Laboratório do Manuscrito Escolar – LAME. Atualmente, seu trabalho centra-se no estudo dos processos de escrita colaborativa no ensino fundamental, em um contexto ecológico e de tempo real, desenvolvendo, junto a seus orientandos, questões como antecipação em processos de escrita, pausas, partículas modais, modalizações autonímicas, dentre outras. 

Downloads

Publicado

17-11-2023

Como Citar

LISBOA DA SILVA, I.; SIMÕES FELIPETO, S. C. "Vai pensando aí...": a função modal da PM "aí" na escrita colaborativa de escolares. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 2, p. e32722, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n2ID32722. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32722. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos