"Eu escolho a escola!": a escrita do texto dissertativo-argumentativo a partir do gênero documentário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n1ID33603

Resumo

A escrita do texto dissertativo-argumentativo, no Ensino Médio, requer investigações que estejam sintonizadas com o universo multissemiótico em que os estudantes estão inseridos. Com efeito, nessa pesquisa, cujo suporte teórico se fundamenta nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014; Heath, 1982; Bortoni-Ricardo, 2005; Kleiman, 2007; COSTA, 2016; TFOUNI, 2012 [1994]), buscou-se aferir, em que medida, o trabalho com o gênero documentário, na disciplina de Língua Portuguesa, contribui para a formulação de sequências narrativas e argumentativas (Adam, 2011), as quais, em articulação, podem estruturar a escrita do texto dissertativo-argumentativo. A pesquisa-ação realizada, de cunho etnográfico, contou com a participação de 15 (quinze) sujeitos, jovens e adolescentes de 16 a 20 anos, estudantes das turmas de 2ª e 3ª séries de uma escola da rede estadual de Teresina-PI. Em termos pedagógicos, a sequência didática aplicada (Pessoa, 2014) compreendeu eventos de oralidade (rodas de conversa) e eventos de escrita (produção de resenhas cinematográficas e textos dissertativo-argumentativos). Nesse trabalho, vale registrar,  a elaboração de resenhas cinematográficas constituiu uma estratégia que subsidiou, preliminarmente, a confecção de sequências narrativas e argumentativas, as quais seriam, em momento posterior, retextualizadas nos textos dissertativo-argumentativos. Outrossim, os dados revelaram que um gênero que congrega a linguagem verbal e visual, a exemplo do documentário, promove um significativo diálogo com as experiências socioculturais dos estudantes, assim como contribui para o desenvolvimento da oralidade e composição de proposições narrativas de base e sequências argumentativas. Tais movimentos, consequentemente, favoreceram, tanto do ponto de vista crítico quanto autoral, a construção de textos dissertativo-argumentativos, sob o enfoque dos letramentos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí.

Virna Pereira Teixeira, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. Professora da educação básica da rede estadual de educação do Piauí.

Downloads

Publicado

03-04-2024

Como Citar

SIRQUEIRA MENDES DA COSTA, C. de S.; PEREIRA TEIXEIRA, V. . "Eu escolho a escola!": a escrita do texto dissertativo-argumentativo a partir do gênero documentário. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e33603, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n1ID33603. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/33603. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos