Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID33875

Resumo

É fato que a pandemia de Covid-19 – um evento sanitário repentino, radical e amedrontador, causado pelo rápido contágio de pessoas mundo afora pelo coronavírus (SARS-CoV2) – instigou pesquisadores e professores a repensarem suas práticas laborais e encontrarem novos meios para continuar realizando as atividades acadêmicas. Contudo, a continuidade das ações de investigação e ensino não dependeram apenas de boa vontade e criatividade. Foram muitos os fatores que afetaram diretamente o modo como a vida pode acontecer com ao advento do isolamento social por um longo tempo. Neste volume temático da Revista do GELNE, temos uma dupla tarefa: i) recuperar a memória da Associação de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste durante a pandemia; e ii) apresentar à comunidade acadêmica o novo normal em termos de tendências de pesquisa que emergiram neste cenário e das formas de fazer ciência que aprendemos com a pandemia.

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Biografia do Autor

Raquel Meister Ko. Freitag, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, estuda o processamento da variação linguística, observando pistas corporificadas de esforço, atenção e emoções. Atua em estudos de reprodutibilidade em linguística e em psicologia experimental, em iniciativas de grandes grupos, e estou participando da constituição da Rede Brasileira de Reprodutibilidade na Ciência. É Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e editora-chefe da Revista da ABRALIN.

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Professora efetiva do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), orienta pesquisas na linha de Linguagem, usos e tecnologias no PPGL/UFS, na linha B de Linguística Aplicada no PPGL/UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus) e na linha de Práticas textuais e discursivas no PPGEL/UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). É líder do grupo de pesquisa GPARA (Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas) e colíder do grupo Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD). Tem concentrado as pesquisas em torno das teorias do discurso e da argumentação, do ensino da argumentação em diferentes níveis de ensino, no ensino de leitura e literatura e da produção textual, observando tanto as práticas de ensino-aprendizagem quanto a formação de professores.

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e líder do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRN).

 

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

FREITAG, R. M. K.; DE AZEVEDO, I. C. M.; BISPO, E. B. Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e33875, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID33875. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/33875. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE