Amefricanidade em Catacumbas de Sol, de Élie Stephenson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35479

Resumo

Este artigo examina a obra Catacumbas de Sol ([1979] 2022) do guianense Élie Stephenson, destacando como o poeta constrói e expressa a identidade cultural da Guiana Francesa bem como estabelece diálogos identitários interamericanos em sua poesia. Considerando o contexto sociopolítico e cultural do território, o estudo analisa como Stephenson utiliza elementos linguísticos, temáticos e simbólicos para retratar as experiências, as lutas e as aspirações do povo guianense. O artigo investiga como sua poesia aborda questões como a herança africana, a diversidade étnica, as violências da colonização e os desafios da independência, além da busca por uma identidade nacional cujos atravessamentos coloniais reportam a metrópole como modelo identitário. Por meio de uma análise crítica de poemas selecionados com base nos referenciais teóricos de Lélia Gonzalez (1988) sobre amefricanidade, de Stuart Hall (2003, 2006) sobre identidade e de Dennys Silva-Reis (2021) sobre identidade e literatura da/na Guiana Francesa, este estudo busca compreender o papel da poesia de Stephenson na celebração da identidade guianense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliam Ramos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora de Literaturas de língua espanhola, Literatura afro-latino-americana e Tradução espanhol-português do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da UFRGS e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Coordena pesquisa sobre produção literária de sujeitos/as e vozes dissidentes na América Latina. Contato: liliamramos@gmail.com

Maikele de Farias Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Master 1 FLE pela Université des Antilles. Licenciada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cursou pela Université des Antilles et de la Guyane o curso Lettres Modernes parcours métiers de l'enseignement. Possui experiência no ensino de Língua Portuguesa, Redação e Francês Língua Estrangeira (FLE). Foi bolsista de Iniciação Científica do projeto " Literatura de língua francesa em contexto pós-colonial", assim como bolsista (BICAF) do projeto "Oliveira Silveira para o mundo". Atuou também como Assistente de Língua Portuguesa na Guiana Francesa, através do programa de Assistants de Langues Vivantes Étrangères (France Éducation International) no ano escolar de 2021-2022.

Downloads

Publicado

03-09-2024

Como Citar

RAMOS DA SILVA, L. .; DE FARIAS AZEVEDO, M. Amefricanidade em Catacumbas de Sol, de Élie Stephenson. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e35479, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35479. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/35479. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos