Nancy Huston e Sérgio Kokis, escritores “latinos do Norte”?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n1ID35490

Resumo

O escritor Sérgio Kokis nasceu em 1944 no Rio de Janeiro, onde viveu durante mais de  vinte anos, mas se exilou do seu país natal para fugir da ditadura militar e, morando hoje em  Montréal, escolheu a língua francesa para construir toda sua obra literária. Nancy Huston,  canadense nascida em Calgary, mas que escolheu o francês para ser a língua principal do seu  processo criativo, tem uma relação muito mais distante com o Brasil, onde apenas fez uma curta  viagem, tendo lido também textos sobre a cultura brasileira. As lembranças de infância  alimentaram a ficção em Le pavillon des miroirs, primeiro romance de Kokis, publicado em 1994,  enquanto as anotações sobre o Brasil e a capoeira serviram de arcabouço para a narrativa de  Danse noire, publicado em 2013. Com estéticas distintas e graus diferentes de conhecimento do  Brasil, as duas obras oferecem um olhar sobre a alteridade brasileira e, de maneira mais ampla,  veiculam imagens, entre estereótipos e desconstrução das representações, sobre as culturas latinas  da América do Sul. Os francófonos do Canadá, esses “Latinos do Norte”, não teriam no Brasil e  na América latina um espelho para interrogar suas identidades culturais e linguísticas dentro de  um país majoritariamente anglófono? Os imaginários latino-americanos não constituiriam uma  fonte fascinante de renovação dos imaginários? Tais são as indagações que orientam nosso  estudo dos romances de Kokis e Huston. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

François Weigel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

François Weigel, Doutor em Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da  Université Clermont Auvergne (UCA), é professor no Departamento de Línguas Neolatinas da UFRJ, atuando no setor de Letras Francesas, após uma passagem como professor de Língua Francesa e Literaturas na UFRN. É membro do comitê de redação da RITA (Revue interdisciplinaire de travaux sur les Amériques) e autor do livro "Itinéraires urbains dans le roman brésilien" (Presses universitaires de Rennes, 2020), assim como de artigos sobre a representação das grandes cidades no romance contemporâneo ou sobre as relações literárias entre o Brasil e os espaços francófonos.

Downloads

Publicado

06-06-2024

Como Citar

WEIGEL, F. Nancy Huston e Sérgio Kokis, escritores “latinos do Norte”?. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e35490, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n1ID35490. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/35490. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Literaturas latino-americanas em língua francesa