Monsieur Pain e Amuleto, narrativas fractais de Roberto Bolaño

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35721

Resumo

Este artigo tem por objetivo explorar a ideia de uma narrativa fractal, desenvolvido por Ignacio Echevarría (2008), a partir de dois romances de Roberto Bolaño, Monsieur Pain (1999a) e Amuleto (1999b). Conceito retirado da geometria pós-euclidiana, o fractal também foi desenvolvido como categoria de análise cultural por Omar Calabrese (2006) que o descreverá como um “polígono monstruoso”. Neste trabalho, partiremos dessa ideia para desenvolver uma reflexão sobre a forma particular com que os romances de Bolaño são arquitetados, partindo de autores como Paul Ricoeur (2012), Frank Kermode (2023) e Jacques Rancière (2021) para refletirmos sobre as mutações da ficção na contemporaneidade e de como seria possível observar a característica fractal na obra do autor chileno.

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Biografia do Autor

Hiago Alves Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEL-UFRN).

Samuel Anderson de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor (2013) em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Associado da UFRN, onde ministra disciplinas na área de literatura espanhola na graduação em Letras-Espanhol e na área de literatura comparada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

ALVES TEIXEIRA, H.; DE OLIVEIRA LIMA, S. A. Monsieur Pain e Amuleto, narrativas fractais de Roberto Bolaño. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e35721, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35721. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/35721. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos