Monsieur Pain e Amuleto, narrativas fractais de Roberto Bolaño
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35721Resumo
Este artigo tem por objetivo explorar a ideia de uma narrativa fractal, desenvolvido por Ignacio Echevarría (2008), a partir de dois romances de Roberto Bolaño, Monsieur Pain (1999a) e Amuleto (1999b). Conceito retirado da geometria pós-euclidiana, o fractal também foi desenvolvido como categoria de análise cultural por Omar Calabrese (2006) que o descreverá como um “polígono monstruoso”. Neste trabalho, partiremos dessa ideia para desenvolver uma reflexão sobre a forma particular com que os romances de Bolaño são arquitetados, partindo de autores como Paul Ricoeur (2012), Frank Kermode (2023) e Jacques Rancière (2021) para refletirmos sobre as mutações da ficção na contemporaneidade e de como seria possível observar a característica fractal na obra do autor chileno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do GELNE
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.