“O fardo da língua inglesa”: uma análise do discurso salvacionista da Embaixada dos EUA à luz do sistema de avaliatividade
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35823Resumo
O objetivo precípuo deste estudo é gerar entendimentos sobre o discurso salvacionista em torno da língua inglesa produzido pela Embaixada brasileira dos EUA em sua conta do Instagram. Partindo de uma perspectiva que aproxima o salvacionismo discursivo da prática imperialista, a fundamentação teórica do presente estudo possui três pilares estruturantes: uma discussão em torno das noções clássicas e contemporâneas de imperialismo (LÊNIN, 2008), uma reflexão sobre o conceito de salvacionismo (VAUGEOIS, 2007) e uma revisão histórica da trajetória imperialista dos EUA (HOPKINS, 2018). Os dados selecionados são examinados com o apoio do ferramental analítico do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), braço sobressalente da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994), que categoriza e mapeia os expedientes avaliativos ofertados pela linguagem. As análises realizadas iluminam os recursos e estratégias retóricas empregados no processo de construção discursiva do salvacionismo imperialista em torno da língua inglesa, evidenciando o papel de proa desempenhado pelos elementos valorativos nesse empreendimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.