Análise de uma interação argumentativa no TikTok: o caso da controvérsia entre Felipe Lopes e Ingred Silveira sobre o racismo reverso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35847

Resumo

Neste artigo, analisamos dois vídeos publicados no TikTok que refutam o discurso do racismo reverso e exploramos a relação constitutivamente dialética da argumentação por meio do exame de suas dimensões discursiva, lógica e enunciativa. O quadro teórico assume a perspectiva interacional da argumentação (Plantin, 1996; 2008; 2011), para ressaltar a oposição entre discurso e contradiscurso coconstruída a partir de uma controvérsia pública. O corpus constitui-se de dois vídeos do influenciador digital Felipe Lopes, publicados em 2022 no TikTok, como respostas contradiscursivas ao discurso da influenciadora digital Ingred Silveira favorável ao racismo reverso. A metodologia de análise recorre ao modelo de Padilla, Douglas e López (2011), por ser um modelo integrador de análise argumentativa que considera a perspectiva interacional da argumentação. Os resultados revelam que as estratégias de refutação ao discurso do racismo reverso articulam (1) a atribuição a si da imagem de especialista, (2) a justificação da tese com os esquemas argumentativos de regra, de sinal e de autoridade e (3) a construção de um tom assertivo para projetar grau de certeza à sua enunciação. Outro achado da pesquisa é o levantamento da hipótese de que as interações argumentativas no TikTok (e talvez em mais outros ecossistemas digitais) não se encaixam na concepção prototípica de interação argumentativa postulada na literatura, pois não se caracterizam como monogeridas nem como poligeridas, mas sim num continuum entre dois polos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Débora Cruz Aboboreira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Letras com Habilitação em Português, Inglês e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É integrante do Grupo de Pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD/CNPq). Foi bolsita FAPESB de iniciação científica sobre análise do discurso argumentativo e, atualmente, realiza pesquisa com bolsa do CNPq sobre análise do tecnodiscurso argumentativo aplicada ao ensino de língua portuguesa.

Eduardo Lopes Piris, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel e Licenciado em Letras/Português, Mestrado em Semiótica e Linguística Geral e Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos, Universidade de Buenos Aires e Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde coordena o Centro de Estudos de Argumentação e Discurso (CEAD) e o Grupo de Pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD/CNPq), coedita a Revista de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A) e atua como Professor Permanente do PPG em Letras (Linguagens e Representações) e do Mestrado Profissional em Letras. Também é Professor Permanente do PPG em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). 

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

ABOBOREIRA, A. D. C.; PIRIS, E. L. Análise de uma interação argumentativa no TikTok: o caso da controvérsia entre Felipe Lopes e Ingred Silveira sobre o racismo reverso . Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e35847, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35847. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/35847. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos