Análise de uma interação argumentativa no TikTok: o caso da controvérsia entre Felipe Lopes e Ingred Silveira sobre o racismo reverso
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35847Resumo
Neste artigo, analisamos dois vídeos publicados no TikTok que refutam o discurso do racismo reverso e exploramos a relação constitutivamente dialética da argumentação por meio do exame de suas dimensões discursiva, lógica e enunciativa. O quadro teórico assume a perspectiva interacional da argumentação (Plantin, 1996; 2008; 2011), para ressaltar a oposição entre discurso e contradiscurso coconstruída a partir de uma controvérsia pública. O corpus constitui-se de dois vídeos do influenciador digital Felipe Lopes, publicados em 2022 no TikTok, como respostas contradiscursivas ao discurso da influenciadora digital Ingred Silveira favorável ao racismo reverso. A metodologia de análise recorre ao modelo de Padilla, Douglas e López (2011), por ser um modelo integrador de análise argumentativa que considera a perspectiva interacional da argumentação. Os resultados revelam que as estratégias de refutação ao discurso do racismo reverso articulam (1) a atribuição a si da imagem de especialista, (2) a justificação da tese com os esquemas argumentativos de regra, de sinal e de autoridade e (3) a construção de um tom assertivo para projetar grau de certeza à sua enunciação. Outro achado da pesquisa é o levantamento da hipótese de que as interações argumentativas no TikTok (e talvez em mais outros ecossistemas digitais) não se encaixam na concepção prototípica de interação argumentativa postulada na literatura, pois não se caracterizam como monogeridas nem como poligeridas, mas sim num continuum entre dois polos.
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