Referenciação e texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38755

Resumo

Retomamos aqui um projeto inacabado sobre o estudo das funções dos processos dêiticos e anafóricos, que visava reavaliar e, eventualmente, ajustar o quadro proposto por Ciulla (2008). Nesse projeto, intitulado inicialmente por Cavalcante como “referenciação e uso”, além de uma avaliação do quadro classificatório das funções dos processos referenciais proposto, tinha-se o objetivo de integrar tipos sob parâmetros comuns. Foram distinguidas, então, seis grandes funções e subfunções, as quais abrigariam os principais processos referenciais nos textos, discutindo-os com exemplos. Apresentamos aqui essa reorganização do quadro classificatório de funções, de modo a reavivá-lo – até porque novas formas de interação pelos textos surgiram, de lá para cá. Além disso, chamamos a atenção para um aspecto importante de uma explicação que subjaz a essa classificação: a observação dos processos referenciais em “uso”, ou seja, no seu papel textual, e que tem uma importância crucial no percurso de Cavalcante. Para Cavalcante, dizer “língua em uso” é dizer do funcionamento da língua nos textos e, nesta reorganização do quadro classificatório de processos referenciais, torna-se patente a relação entre referenciação e texto, tão cara e tão consistente na obra da autora. Nosso objetivo, então, é, não somente publicar, , a reorganização inédita do quadro de funções referenciais, mas sobretudo recuperar o fio condutor do raciocínio de Cavalcante, que, pensando a língua em uso, única instância em que a referenciação pode ser observada, chega no texto, em uma reflexão que faz rever muitas abordagens de fenômenos textuais e discursivos, deslocando conceitos importantes. Ressaltamos assim esse percurso de Cavalcante, que é muito autoral e nutre os estudos da Linguística Textual brasileira até hoje. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alena Ciulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Instituto de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando na graduação e na pós graduação; é formada em tradução, é mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio-sanduíche na Université Nancy 2. Realizou dois pós-doutorados: um na Universität  Zürich, em machine learning, sobre tradução automática, outro na UFRGS, sobre questões tradutórias e terminológicas. A partir de uma abordagem da linguística textual, conduz pesquisas, cujos interesses são principalmente a dêixis, a anáfora e uma epistemologia do texto. Sua investigação considera o texto em suas relações, em especial as que dizem respeito à tradução, à enunciação, à referência, ao ambiente digital e ao ensino de leitura e produção textual. É membro do Protexto, desde sua fundação.

Downloads

Publicado

07-07-2025

Como Citar

CIULLA, Alena; MAGALHÃES CAVALCANTE, Mônica. Referenciação e texto. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38755, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38755. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38755. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante