Referenciação e texto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38755

Resumen

Retomamos aqui um projeto inacabado sobre o estudo das funções dos processos dêiticos e anafóricos, que visava reavaliar e, eventualmente, ajustar o quadro proposto por Ciulla (2008). Nesse projeto, intitulado inicialmente por Cavalcante como “referenciação e uso”, além de uma avaliação do quadro classificatório das funções dos processos referenciais proposto, tinha-se o objetivo de integrar tipos sob parâmetros comuns. Foram distinguidas, então, seis grandes funções e subfunções, as quais abrigariam os principais processos referenciais nos textos, discutindo-os com exemplos. Apresentamos aqui essa reorganização do quadro classificatório de funções, de modo a reavivá-lo – até porque novas formas de interação pelos textos surgiram, de lá para cá. Além disso, chamamos a atenção para um aspecto importante de uma explicação que subjaz a essa classificação: a observação dos processos referenciais em “uso”, ou seja, no seu papel textual, e que tem uma importância crucial no percurso de Cavalcante. Para Cavalcante, dizer “língua em uso” é dizer do funcionamento da língua nos textos e, nesta reorganização do quadro classificatório de processos referenciais, torna-se patente a relação entre referenciação e texto, tão cara e tão consistente na obra da autora. Nosso objetivo, então, é, não somente publicar, , a reorganização inédita do quadro de funções referenciais, mas sobretudo recuperar o fio condutor do raciocínio de Cavalcante, que, pensando a língua em uso, única instância em que a referenciação pode ser observada, chega no texto, em uma reflexão que faz rever muitas abordagens de fenômenos textuais e discursivos, deslocando conceitos importantes. Ressaltamos assim esse percurso de Cavalcante, que é muito autoral e nutre os estudos da Linguística Textual brasileira até hoje. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alena Ciulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Instituto de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando na graduação e na pós graduação; é formada em tradução, é mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio-sanduíche na Université Nancy 2. Realizou dois pós-doutorados: um na Universität  Zürich, em machine learning, sobre tradução automática, outro na UFRGS, sobre questões tradutórias e terminológicas. A partir de uma abordagem da linguística textual, conduz pesquisas, cujos interesses são principalmente a dêixis, a anáfora e uma epistemologia do texto. Sua investigação considera o texto em suas relações, em especial as que dizem respeito à tradução, à enunciação, à referência, ao ambiente digital e ao ensino de leitura e produção textual. É membro do Protexto, desde sua fundação.

Publicado

07-07-2025

Cómo citar

CIULLA, Alena; MAGALHÃES CAVALCANTE, Mônica. Referenciação e texto. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38755, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38755. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38755. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante