O legado de Mônica Cavalcante: avanços e desafios na interface entre a linguística textual e a teoria da argumentação no discurso
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38823Resumen
Este trabalho homenageia o legado teórico de Mônica Magalhães Cavalcante, destacando a rica interface entre a linguística textual brasileira e a teoria da argumentação no discurso (TAD), proposta por Ruth Amossy (2018). A partir de Cavalcante et al. (2020; 2022), considera-se que o texto, entendido como uma unidade de sentido contextualizada e negociada, tem argumentatividade como um componente intrínseco. Essa argumentatividade se manifesta na orientação argumentativa de todo texto, como resultado das escolhas linguísticas e das estratégias de textualização (Cavalcante, 2016). Para demonstrar a relevância desse pressuposto basilar para a LT brasileira, este artigo estrutura-se em três partes: a primeira justifica a pertinência da TAD no diálogo com a linguística textual; a segunda revisita os avanços teórico-metodológicos que emergem dessa interface; e a terceira seção explora os desafios contemporâneos, especialmente diante das transformações trazidas pela tecnodiscursividade (Paveau, 2017; Martins, 2024). A argumentação é tratada como um fenômeno discursivo-textual, em que o texto constitui o espaço privilegiado para a expressão de intenções argumentativas e negociações de sentidos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista do GELNE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



