O legado de Mônica Cavalcante: avanços e desafios na interface entre a linguística textual e a teoria da argumentação no discurso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38823

Resumen

Este trabalho homenageia o legado teórico de Mônica Magalhães Cavalcante, destacando a rica interface entre a linguística textual brasileira e a teoria da argumentação no discurso (TAD), proposta por Ruth Amossy (2018). A partir de Cavalcante et al. (2020; 2022), considera-se que o texto, entendido como uma unidade de sentido contextualizada e negociada, tem argumentatividade como um componente intrínseco. Essa argumentatividade se manifesta na orientação argumentativa de todo texto, como resultado das escolhas linguísticas e das estratégias de textualização (Cavalcante, 2016). Para demonstrar a relevância desse pressuposto basilar para a LT brasileira, este artigo estrutura-se em três partes: a primeira justifica a pertinência da TAD no diálogo com a linguística textual; a segunda revisita os avanços teórico-metodológicos que emergem dessa interface; e a terceira seção explora os desafios contemporâneos, especialmente diante das transformações trazidas pela tecnodiscursividade (Paveau, 2017; Martins, 2024). A argumentação é tratada como um fenômeno discursivo-textual, em que o texto constitui o espaço privilegiado para a expressão de intenções argumentativas e negociações de sentidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariza Angélica Paiva Brito, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e do Mestrado em Estudos da Linguagem (Unilab); Bolsista de Produtividade em Pesquisa da FUNCAP (BPI/CE).

Rafael Lima de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Carlos André Silva Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

23-06-2025

Cómo citar

PAIVA BRITO, Mariza Angélica; LIMA DE OLIVEIRA, Rafael; SILVA FERREIRA, Carlos André. O legado de Mônica Cavalcante: avanços e desafios na interface entre a linguística textual e a teoria da argumentação no discurso. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38823, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38823. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38823. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante