Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e Engenharias no canal do Youtube “Penso, logo opino”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n2ID38854

Resumo

Este artigo resulta da investigação sobre a conceptualização metafórica de Ciência em vídeos de graduandos do Bacharelado em Ciências e Tecnologia e de Engenharias, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, publicados no canal do YouTube “Penso, logo opino”. Realizamos esta pesquisa básica e qualitativa (Fonseca, 2022) norteados pela Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff; Johnson, 1980) e pelas categorias de análise metáfora conceptual, metáfora primária e metáfora complexa (Grady, 1997; Lakoff; Johnson, 1999.). Observamos que emergem, das falas analisadas, as metáforas primárias Organização é estrutura física, Ajuda é suporte, Mau é estar no escuro, Material necessário a um processo é comida, Ações são movimentos autopropulsionados e Dificuldades são obstáculos e as metáforas conceptuais CIÊNCIA É EDIFÍCIO, CIÊNCIA É ENTIDADE QUE PRESTA ASSISTÊNCIA e CIÊNCIA É ORGANISMO, além da metáfora complexa CIÊNCIA É ENTIDADE SEMOVENTE QUE ULTRAPASSA OBSTÁCULOS. Com base nesses resultados, ressaltamos a correspondência, evidenciada na linguagem, entre aspectos da Ciência e elementos que compõem tanto estruturas físicas de edifícios e de organismos quanto atividades cotidianas relacionadas a experiências sensório-motoras básicas. Além disso, evidenciamos a importância de observar como, por meio da linguagem, reforçamos (ou combatemos) visões de mundo que, dentro ou fora dos círculos acadêmicos, precisam estar alinhadas ao compromisso tácito com a promoção do bem-estar social, inclusive por meio do enfrentamento, em ambientes virtuais, ao tão propagado anticientificismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ada Lima Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da área de Práticas de Leitura e Escrita do Bacharelado em Ciências e Tecnologia (UFRN), líder do grupo de pesquisa Metacognição, Linguagem e Letramentos (UFRN), pesquisadora no grupo Metacognição e Práticas Discursivas (UFF) e doutora em Estudos da Linguagem (UFRN).

Brendo Luciano Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Licenciado em Letras (com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas) pela UFRN e pesquisador no grupo Metacognição, Linguagem e Letramentos na mesma instituição.

Downloads

Publicado

11-12-2025

Como Citar

SOUSA, Ada Lima Ferreira de; LUCIANO GOMES, Brendo. Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e Engenharias no canal do Youtube “Penso, logo opino”. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 2, p. e38854 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n2ID38854. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38854. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos