Argumentação e (im)polidez em comentários avaliativos acadêmicos: o uso da inteligência artificial no ajuste de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38961Resumo
O fenômeno da (im)polidez como estratégia de argumentação permite pensar em maneiras de orientar um ponto de vista (PDV) e tratar os sentidos. Vinculado às condições de produção do ato ameaçador da face do ouvinte, esse fenômeno pode ser uma via de compreensão do real, centrado em uma dimensão argumentativa intrínseca segundo estudos do texto e do discurso. Neste artigo, objetivamos analisar a emergência da (im)polidez no comentário avaliativo acadêmico como um mecanismo de ativação do PDV crítico e patêmico, além da intensificação do grau de (im)polidez, usando como ferramenta um modelo de inteligência artificial generativa como o GPT (Generative Pre-trained Transformer). O corpus é composto por um “comentário avaliativo” referente à reprovação de um artigo acadêmico, situação que envolve práticas apreciativas e a mobilização de PDV com frequentes tensões entre a crítica empática e a agressiva. Partimos da descrição e da contextualização desse gênero da esfera acadêmica para testar um chatbot, observando as estratégias de (im)polidez na orientação do PDV a partir de versões oriundas de comandos (prompts) dos pesquisadores. Os resultados das análises das versões demonstram o emprego da ferramenta como uma técnica empreendedora na geração de discursos derivados e/ou para a ampliação ou a manutenção da orientação argumentativa no texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do GELNE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



