Argumentação e (im)polidez em comentários avaliativos acadêmicos: o uso da inteligência artificial no ajuste de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38961

Resumo

O fenômeno da (im)polidez como estratégia de argumentação permite pensar em maneiras de orientar um ponto de vista (PDV) e tratar os sentidos. Vinculado às condições de produção do ato ameaçador da face do ouvinte, esse fenômeno pode ser uma via de compreensão do real, centrado em uma dimensão argumentativa intrínseca segundo estudos do texto e do discurso. Neste artigo, objetivamos analisar a emergência da (im)polidez no comentário avaliativo acadêmico como um mecanismo de ativação do PDV crítico e patêmico, além da intensificação do grau de (im)polidez, usando como ferramenta um modelo de inteligência artificial generativa como o GPT (Generative Pre-trained Transformer). O corpus é composto por um “comentário avaliativo” referente à reprovação de um artigo acadêmico, situação que envolve práticas apreciativas e a mobilização de PDV com frequentes tensões entre a crítica empática e a agressiva. Partimos da descrição e da contextualização desse gênero da esfera acadêmica para testar um chatbot, observando as estratégias de (im)polidez na orientação do PDV a partir de versões oriundas de comandos (prompts) dos pesquisadores. Os resultados das análises das versões demonstram o emprego da ferramenta como uma técnica empreendedora na geração de discursos derivados e/ou para a ampliação ou a manutenção da orientação argumentativa no texto.

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Biografia do Autor

Evandro de Melo Catelão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do ensino superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná e pós-doutorando na Università di Torino, Itália. O estudo faz parte de projeto pós-doutoral também financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Confap-Mobility Italy, Fundação Araucária e CNPq.

Jessica Oliveira Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística, Universidade Federal do Ceará. Membro do grupo de estudos Protexto/UNILAB. 

Ilaria Cennamo, Università di Torino

Doutora em ciências da linguagem, especialista em tradução. Docente de língua francesa e tradução no departamento de ciências econômico-sociais e matemáticas-estatísticas da Universidade de Torino.

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Publicado

22-08-2025

Como Citar

DE MELO CATELÃO, Evandro; OLIVEIRA FERNANDES, Jessica; CENNAMO, Ilaria. Argumentação e (im)polidez em comentários avaliativos acadêmicos: o uso da inteligência artificial no ajuste de sentidos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38961, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38961. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38961. Acesso em: 9 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante