Ícones e índices na superfície textual
Palavras-chave:
seleção lexical, iconicidade, domínios semânticosResumo
A partir da teoria da iconicidade de Peirce, analisamos as relações entre os significados lingüísticos e a representação da experiência por intermédio da produção escrita. O levantamento dos lexemas, dos semas e dos tipos sígnicos é a estratégia utilizada para determinar o poder de condução do leitor à mensagem básica em Meu tio o Iauaretê, de G. Rosa. Os signos são identificados como orientadores ou desorientadores da leitura, e o vocabulário ganha realce nesta análise lexicológico-semiótica, que objetiva estimular a exploração do texto literário e a investigação do léxico distribuído por domínios semânticos, com vistas ao enriquecimento do repertório do leitor e à ampliação de suas possibilidades de representação das experiências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-03-2016
Como Citar
SIMÕES, D. M. P. Ícones e índices na superfície textual. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–6, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9089. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.