A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo

Autores

  • Maria Éster Vieira de Sousa

Palavras-chave:

livro didático, avaliação, leitura

Resumo

Devido à influência do livro didático no cotidiano da escola brasileira, cresce o interesse em explicar os pressupostos teóricos norteadores das propostas didático-pedagógicas desses manuais, dentre as quais as atividades de leitura. Objetivo apresentar uma análise da concepção de leitura em dois livros didáticos: Português através de texto, v. 5 de Magda Soares e Análise, linguagem e pensamento, v.5, de Maria Fernandes Cócco e Marcos A Hailer. Apesar das diferenças teóricas que os separam, há, nesses livros, uma maneira única de ler o texto, decorrente da mesma concepção de leitura e das armadilhas da leitura que se antecipa ao leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-02-2016

Como Citar

DE SOUSA, M. Éster V. A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–6, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9117. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos