Letramento e categorização semântica

Autores

  • Rosemeire Selma Monteiro

Palavras-chave:

categorização semântica, visão clássica, concepção teórica.

Resumo

Investigação sobre as influências do letramento/escolarização, na estruturação da memória semântica, mais especificamente no tocante à capacidade de categorização. O principal objetivo foi verificar diferenças de estruturação da memória semântica entre letrados e iletrados. Para tanto, com base em estudos em Psicolingüística e em Psicologia Cognitiva, foram aplicados testes experimentais em 43 sujeitos, pertencentes a cinco grupos, tendo como variável principal o nível de escolarização. As principais implicações dos processos de letramento/escolarização na estruturação da memória semântica, encontradas nesta pesquisa, são as de que aqueles que não passaram por esses processos baseiam suas categorizações, preferencialmente, em propriedades funcionais e/ou perceptivas.

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Publicado

25-02-2016

Como Citar

MONTEIRO, R. S. Letramento e categorização semântica. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–6, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9124. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos