Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna
Palavras-chave:
transposição didática, objeto de ensino, língua materna.Resumo
Nosso objetivo é apresentar algumas reflexões em torno da transposição didática de noções como as de ‘texto’, ‘gênero’ e ‘escrita’ em aulas de língua portuguesa. Conforme resultados de nossas pesquisas (Rafael, 1997, 1999, 2001a, 2001b), entendemos que o professor, ao mobilizar conhecimentos teóricos, encontra-se numa situação em que precisa compatibilizar esses conhecimentos, tendo em vista o objeto de ensino a ser apresentado. Desse modo, as reflexões a serem apresentadas nesse trabalho se referirão às implicações do movimento de transposição didática, tanto para a formação do professor de língua materna, quanto para a situação didática em sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-02-2016
Como Citar
RAFAEL, E. L. Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–5, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.