Que concepções teóricas de gênero textual estão subjacentes às questões discursivas do enem?

Autores

  • Maria Augusta G. de M. Reinaldo

Palavras-chave:

Gênero textual, produção de texto, ensino

Resumo

Considerando o atual quadro de reorientação oficial do ensino de língua materna, este trabalho tem por objetivos: a) verificar em que medida o ENEM, enquanto instrumento de avaliação do ensino médio, está contemplando as contribuições teórico-metodológicas mais recentes sobre ensino de produção de texto; b) discutir as implicações do modelo de avaliação esboçado no instrumento para o ensino de produção de texto nesse nível de ensino. A discussão, orientada pelas contribuições das teorias de gênero e de ensino centrado no gênero, atém-se às instruções presentes nas questões discursivas das cinco versões deste exame oficial de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

26-02-2016

Como Citar

REINALDO, M. A. G. de M. Que concepções teóricas de gênero textual estão subjacentes às questões discursivas do enem?. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–8, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9134. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos