Contribuições dos aspectos não-verbais e verbais ao discurso de sala de aula
Palavras-chave:
Proxêmica, signos não-verbais e verbais, cinésica, interaçãoResumo
Considerando que a conceituação dos signos não-verbais e verbais segue um continuum, este trabalho centra-se na análise das contribuições dadas pela cinésica (sobretudo em relação aos gestos) e pela proxêmica (distância mantida entre os interlocutores) aos estudos interativos do discurso de sala de aula. Entendemos que a ausência desses elementos em estudo pode dificultar a compreensão dos sentidos transmitidos aos ouvintes, bem como não permitir que haja fácil acesso aos sinais lingüísticos dispostos em sua memória discursiva. O corpus é constituído por aulas filmadas em 6a. série do ensino fundamental em uma escola pública e em outra particular da cidade de Maceió-Alagoas.Downloads
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Publicado
26-02-2016
Como Citar
SANTOS, M. F. O. Contribuições dos aspectos não-verbais e verbais ao discurso de sala de aula. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–6, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9137. Acesso em: 4 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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