As nominalizações em sala de aula como marcas de nãocomprometimento do sujeito

Autores

  • Maria Francisca Oliveira Santos

Palavras-chave:

Discurso, nominlizações, interação

Resumo

Este trabalho se propôs analisar o discurso desala de aula, em turmas do ensino de terceiro grau,em diferentes cursos: Letras, Arquitetura, Biologia eHistória, em uma das universidades públicas brasileiras– a Universidade Federal de Alagoas. A práticadiscursiva na Universidade, como sabemos, é caracterizada,muitas vezes, por discursos assimétricos,pois, por ser “instrumento socializador e organizadasegundo preceitos sociais, a aula possui papéis definidosatribuídos aos seus participantes. Ao professorcabe transmitir determinados conhecimentos socialmenteaprovados e aos alunos esforçarem-se paraadquirir tais conhecimentos” (Cunha, in Magalhães,1996, p. 229).

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Publicado

22-02-2016

Como Citar

SANTOS, M. F. O. As nominalizações em sala de aula como marcas de nãocomprometimento do sujeito. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9182. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos