A língua portuguesa e a literatura infanto-juvenil

Autores

  • Maria Teresa Gonçalves Pareira

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Leitura, Expressividade

Resumo

Para muitos, a linguagem de se escrever paracrianças e jovens deveria ter registro culto, com concordânciase regências gramaticalmente corretas evocabulário esmerado. O objetivo de tal perfil lingüísticoproporcionaria também aos leitores condiçõesde aprimoramento da Língua Portuguesa.Não nos incluímos nessa categoria, razão pelaqual temos algumas idéias diferentes sobre comopode(m) ser verdadeiramente interessante(s) a(s)linguagem(ns) usadas nos livros infanto-juvenis.Quando se pensa em Literatura Infanto-Juvenil,se pensa fundamentalmente na história do livro,no seu conteúdo. Quase sempre deixa-se em segundoplano a linguagem. Não nos esqueçamos, porém, darelação intrínseca em que vivem história e linguagemnum texto, destinado a qualquer tipo de público,motivo suficiente para que estivessem no mesmo nível.

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Publicado

22-02-2016

Como Citar

PAREIRA, M. T. G. A língua portuguesa e a literatura infanto-juvenil. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9183. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos