José Saramago e o imaginário cristão no cinema

Autores

  • José Leão Alencar Oliveira Júnior

Palavras-chave:

Narrativa literária portuguesa. José Saramago. Literatura e cinema. Análise comparativa

Resumo

A construção discursiva da história e seu entrelaçamentono texto literário constituíram o núcleode referências da leitura que realizei de A jangada depedra no último encontro do GELNE em Fortaleza.A abordagem destacava o trânsito e o diálogo entrediferentes modalidades discursivas, que o jogoficcional de José Saramago (des)orientava para sondaros limites, imprecisos e errantes, entre a ilusão ea experiência de realidade. O imaginário do escritortem um efeito corrosivo, ao impregnar-se em mitos,crenças, lendas, tradições e consensos históricos,culturalmente consolidados. A incessante indagaçãoa que Saramago submete os saberes e as crenças evidenciaa determinação de examinar os processos deque se valem os indivíduos para criar, interpretar evivenciar o mundo em que se inserem. Assim, a sondagemexpõe as lacunas e a fragilidade das convicçõesque nos apaziguam ante o casual e o arbitrário.Saramago esgarça ou rompe a falsa completude davisão, expõe as relações desarmônicas entre os discursosque se comunicam, orquestrados por diferentescombinatórias. Ao garantir a pluralidade e a simultaneidadedos desenvolvimentos, a visão do escritorse nega a imagem de completude e a totalidadedesejadas.

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Publicado

23-02-2016

Como Citar

JÚNIOR, J. L. A. O. José Saramago e o imaginário cristão no cinema. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9193. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos