Parábolas da recriação da realidade
Palavras-chave:
Parábola, Narrativa, Históra, MemóriaResumo
Na leitura de Osman Lins a propósito de Alexandree outros heróis,1 de Graciliano Ramos,publicada postumamente em 1962, a qual reúne trêstrabalhos, de diferentes momentos - Apresentação deAlexandre e Cesária (1938), A Terra dos MeninosPelados (1937) e Pequena História da República(1940), destacam-se três dimensões da palavra, respectivamente:a ficção como refúgio e compensação,como redescoberta da realidade e como refiguraçãodo discurso oficial da História.Osman Lins, enquanto lia criticamente Alexandree outros heróis, a fim de discernir diferentesusos e finalidades da palavra, escrevia Avalovara(1973) obra em que acompanha estes mesmos trêslimites da escritura acima mencionados; e GracilianoRamos, ao escrever estas três narrativas, já produzirasua obra romanesca.Embora Osman Lins, bem como outros críticos,veja em Infância “grande importância para a compreensãoe a mensuração do seu mundo romanescoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-02-2016
Como Citar
SILVA, O. de C. Parábolas da recriação da realidade. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–6, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9196. Acesso em: 12 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.