Aspectos linguísticos, sociais e cognitivos na produção de sentido
Palavras-chave:
Aspectos linguísticos, aspectos sociais, aspectos cognitivos, produção de sentidoResumo
O título desta exposição é amplo, mas os objetivos são mais modestos. Em essência, busca-se oferecer elementos para discutir a seguinte questão: o que significa dizer que língua, cognição e sociedade contribuem para a produção de sentido nos processos de textualização? Antes de prosseguir, gostaria de esclarecer como essa indagação deve ser entendida. A idéia central é sugerir que existe um inevitável e necessário entrelaçamento entre língua cognição e sociedade na produção textual. Tanto assim que, através dos tempos, vão variando inclusive as formas de produzir os mesmos gêneros textuais, já que a natureza das informações e da linguagem que as veicula mudam. Cognição e linguagem constituem-se socialmente e não são ditadas por alguma instância formal ou materialmente autônoma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-02-2016
Como Citar
MARCUSCHI, L. A. Aspectos linguísticos, sociais e cognitivos na produção de sentido. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 7–15, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9272. Acesso em: 5 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.