Análise de textos de alunos: aspectos relevantes para o ensino de língua

Autores

  • Kazue Saito Monteiro de Barros

Palavras-chave:

Ensino de língua, relevância, análise de textos.

Resumo

O tema desta mesa-redonda, “Análise de textona escola”, pode englobar uma variedade de trabalhosque se alinham sob diferentes perspectivas teóricas,que buscam objetivos diversos, que seconcentram na fala ou na escrita, enfim, são inúmerasas possibilidades de identificação de linhas depesquisa que têm esta temática como foco de análise.A esse respeito, Geraldi (1997:17) coloca queencontramosDe um lado trabalhos de pesquisa, preocupadosessencialmente com análises, sob diferentes ângulos,de dados a propósito das práticas pedagógicasna área e de seus produtos - a leitura de textos (literáriosou não), o ensino da gramática, a variação lingüística,a análise de redações, para citar apenasalguns dos temas desta variada bibliografia. De outrolado, lastreando-se ou não nos resultados apresentadospor tais pesquisas, passa a circular umconjunto de propostas de ensino, elaboradas comdiferentes matizes, cujo objetivo último é ultrapassaras constatações - a escola como ela é - parainterferir na realidade e construir alternativas pedagógicas- a escola como poderia ser. Novamente, osmesmos temas são retomados, sob diferentesenfoques, agora visando construir propostas de atividadesde ensino/aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-02-2016

Como Citar

DE BARROS, K. S. M. Análise de textos de alunos: aspectos relevantes para o ensino de língua. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 38–44, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9275. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos