A Linguística da enunciação e o ensino da língua portuguesa no Brasil

Autores

  • Doris de Arruda C. da Cunha

Resumo

A teoria da enunciação se desenvolveu bastantena França com as reflexões de Benveniste eJakobson, a partir dos anos 50, dando lugar a um campode pesquisas vasto e ativo. São inúmeras as publicaçõessobre dêiticos, tempos verbais, modalidade,polifonia, intertextualidade, para citar apenas essesdomínios de pesquisa. Apesar da distância entre onível de desenvolvimento atingido pela pesquisa e suaexploração no quadro da pedagogia de línguas, taldesenvolvimento teve conseqüências de ordem pedagógicabastante relevantes: os PCNs (ParâmetrosCurriculares Nacionais), as propostas curriculareselaboradas pelas secretarias de educação, alguns livrosdidáticos adotaram uma concepção de linguagem- linguagem como processo de interação - euma orientação completamente novas para o ensinoaprendizagemde língua materna.

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Publicado

17-02-2016

Como Citar

C. DA CUNHA, D. de A. A Linguística da enunciação e o ensino da língua portuguesa no Brasil. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 45–48, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9276. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos